Workshop gratuito!
Máquinas Invisíveis: IA e escassez planetária.
21 de Março 2026, 10h30 às 13h30
@ MILL – Makers in Little Lisbon
Com Louise Hisayasu
Inscrições prévias AQUI!
É fácil pensar nas tecnologias digitais que usamos no dia a dia — como a cloud, os serviços de streaming, os e-mails e a IA — como algo imaterial e leve.
No entanto, por detrás destas ferramentas e produtos existem infraestruturas privadas massivas, ruidosas, pesadas e que consomem quantidades incomparáveis de água e eletricidade.
O impacto total destas máquinas invisíveis é incalculável, e os seus efeitos fazem-se sentir tanto a nível local como à escala planetária.
Neste workshop, participantes irão aprender sobre a dimensão material que sustenta a tecnologia e refletir sobre a forma como a inteligência artificial (IA) está entrelaçada a interesses geopolíticos e económicos.
Requisitos
Interesse em adquirir novos conhecimentos sobre o mundo da tecnologia!
A atividade prática não requer nenhum conhecimento prévio. Participantes serão acompanhados pela nossa equipa, que fará uso de materiais visuais e textuais próprios.
Evento em português com apoio em inglês.
Idade mínima: 16+
Para quem é este workshop?
Qualquer pessoa interessada em aprender sobre a dimensão material que sustenta a tecnologia e seu impacto planetário.
O que esperar deste workshop?
- Adquirir conhecimento sobre os impactos das novas tecnologias e seus desafios atuais;
- Aprimorar a reflexão crítica sobre a inteligência artificial;
- Participar de um debate coletivo com pessoas que compartilham do mesmo interesse, guiado pela equipa especializada;
- Materiais informativos exclusivos, selecionados especialmente para esta atividade;
- E snacks e bebidas de boas-vindas!
Sobre
Louise Hisayasu (ela/dela) é produtora cultural e investigadora, sediada em Barcelona. A sua prática situa-se na interseção entre tecnologia, media e sociedade. É mestre em Media Arts Cultures e tem vasta experiência no desenvolvimento de exposições, recursos educativos e programas públicos enraizados na literacia digital crítica. O seu trabalho analisa de que forma os sistemas tecnológicos moldam o poder, a memória e as narrativas culturais, com especial enfoque em práticas participativas, processuais e socialmente engajadas.
Palácio das Belas Artes Lisboa (PdBA) é um projeto artístico-curatorial que, através da sua plataforma online, acolhe exposições, palestras públicas, workshops e residências artísticas tanto em Lisboa como a nível internacional.
MILL – Makers in Little Lisbon é lar de um grupo diversificado e em constante mudança de artistas, designers e tecnólogos, e um centro para uma comunidade internacional ampla de colaboradores, que trabalham em conjunto para dar vida a todo tipo de projeto.
Produção: PdBA Lisboa – Programação 2026, Infraestruturas Invisíveis
Design de Comunicação: PdBA Lisboa
Apoio:
MILL – Makers in Little Lisbon
Tactical Tech
República Portuguesa – Cultura I Direção-Geral das Artes

