A deccorer na biblioteca do Goethe Institut em Lisboa
As atividades proporcionadas na Biblioteca do Aprender, destinadas a crianças a partir dos 8 anos e dedicadas à programação de robôs, brinquedos e jogos interativos, utilizam o processo de Tinkering para permitir uma expansão do conhecimento. Tinkering é o que acontece quando se tenta fazer algo guiado por curiosidade e imaginação sem saber bem ao certo como fazê-lo. Não há instruções, não há maneira certa ou errada de fazer as coisas, mas também não há falhas. Tinkering é, na sua forma mais básica, um processo que casa o jogo com o questionamento.
Ao mesmo tempo, a Biblioteca do Aprender do Goethe-Institut, realizada em colaboração com MILL – Makers In Little Lisbon, inscreve-se na tradição do movimento da Biblioteca das Coisas (Library of Things), que nasceu durante a Grande Depressão do século XX, quando foram abertas bibliotecas de brinquedos nos Estados Unidos. A primeira Library of Things, uma biblioteca de ferramentas, ainda hoje aberta, surgiu em Grosse Pointe Farms, Michigan, em 1943, com o objetivo de oferecer formação aos jovens dessa região.
Todas as atividades são de entrada livre, mediante inscrição prévia.
26.10. – Aprende a programar e faz o teu próprio vídeo jogo com MakeCode Arcade (Parte I)
23.11. – Aprende a programar e faz o teu próprio vídeo jogo com MakeCode Arcade (Parte II)
30.11. – Aprende a programar e a fazer brinquedos interactivos com o BBC Micro:bit
07.12. – Aprende a Robótica com MakeCode e o pequeno robô Maqueen
14.12. – Aprende a Modelação e Impressão 3D com TinkerCad e Faz uma Prenda de Natal