Introdução ao P5.js: Formas e Movimento

Quinta-feira, 19/04/2018
19:30 - 22:30


O P5.js é uma ferramenta para criações artísticas visuais, baseada em programação Javascript e Processing. Os programas criados chamam-se Sketches e correm naturalmente no browser utilizando o objecto HTML5 “Canvas”, sendo facilmente integrados em páginas Web, e dispondo de todos os recursos que estão disponíveis quando se desenvolve aplicações para a internet.

Este mini curso vai basear-se na obra do artista Sol LeWitt como fundação para a criação dos sketches, assim como em exemplos clássicos do Processing, com o objectivo de desenvolver novas criações e explorar o potencial do Processing e da programação Javascript.  Sol LeWitt foi um artista conceptual cuja obra consiste em instruções escritas e diagramas para a execução de obras, com mais ou menos graus de liberdade. Estas instruções funcionam como uma meta-linguagem para a programação. O curso vai funcionar com base no https://www.openprocessing.org/, que permite a criação de classes, e a criação e partilha dos sketches de forma integrada.

Nenhum conhecimento prévio de programação é necessario.

Orientado por Henrique Silva

19h30 – 22h30 Quintas-feiras
25€ sessão ou 60€ curso
Participantes têm que trazer um computador portátil.

Sessão 1: Formas e movimento

  • Como usar funções de desenho para formas simples, através da sistema de coordenadas.
  • Recursão e criação de formas complexas como fractais.
  • Criação de desenho generativo, e uso dos números aleatórios.
  • Funcionamento das frames, e criação de animação.

Apenas aceitamos pagamentos por transferência bancária. Depois de fazer a inscrição, receberá um email com as instruções de pagamento para confirmar a sua reserva.

Bookings

Este evento está esgotado.