Aprende a criar sons a partir de processos físicos/generativos, assim como a criar gráficos interactivos a sons em tempo-real. Vem explorar o mundo da computação criativa c++ em openFrameworks.
Workshop introdutório de c++ na plataforma openFrameworks dirigido a artistas e músicos, onde se focam noções elementares de programação criativa vocacionadas para a criação de programas que combinam partículas e processos físicos com síntese de som e processos de geração gráfica a partir de som.
O openFrameworks (OF) é uma ferramenta aberta, criativa, poderosa e multi-plataformas para criar programas em c++, desenvolvido por uma comunidade de artistas-programdores que procura tornar a escrita de código robusto mais acessível a não programadores.
Neste workshop, os alunos vão adquirir competências para criar animações, sistemas de partículas, programas interactivos a som e geradores de sons.
Programa:
- Estrutura da aplicação esqueleto do openFrameworks.
- Introdução a variáveis, ciclos, decisões.
- Primitivas gráficas: pontos, linhas, rects, círculos, curvas.
- Primitivas sonoras: frequências, samples, sons.
- Primeiros programas: interacções com rato, elementos gráficos, elementos sonoros.
- Introdução a classes e programação por objectos.
- Introdução a processos físicos de movimento.
- Introdução a processos generativos.
- Criação de massas de elementos em sistemas de partículas.
- Análise e síntese de som.
- Interacções partículas <-> som.
- Exemplos geradores de som e geradores de gráficos a partir de som.
- Construção de exercício individual que misture os projectos abordados.
Orientado por André Sier do s373.net/x art codex studios
Os participantes devem trazer um computador portátil com microfone e/ou sons que queiram trabalhar visualmente. É recomendável que tenham openFrameworks e um ambiente de desenvolvimento (IDE) já instalado (openframeworks.cc/setup).
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