Workshop gratuito com Rafael Gonçalves:
Dados Abertos e Desenvolvimento Web Artístico
7 de Fevereiro 2026, 10h30 às 17h30
@ MILL – Makers in Little Lisbon
Inscrições via este LINK
Workshop intensivo a apresentar métodos de utilização de dados abertos e de programação criativa para desenvolvimento de artefactos digitais na web, com demonstração de aplicabilidade e sessão prática assistida.
Objetiva ressaltar a importância dos dados abertos e a promover sua utilização criativa e expressiva por não-developers.
O que são dados abertos?
Dados abertos são informações públicas que qualquer pessoa pode acessar, usar, modificar e compartilhar livremente. É comum serem disponibilizados online pelo setor governamental (exemplo, data.europa.eu), instituições culturais (como a Europeana) e centros de ensino e pesquisa. Podem conter dados sobre espaços urbanos, clima, acervos museológicos, e estatísticas sociais, económicas e demográficas.
Neste workshop, vamos aprender a utilizá-los de forma criativa e expressiva.
Requisitos
Interesse em aprender processos novos e criativos!
Embora não seja necessário conhecimento prévio, uma compreensão básica de HTML, CSS, JS ou desenvolvimento web é vantajosa. O workshop terá em conta os interesses e necessidades dos participantes.
Evento em português com apoio em inglês.
Idade mínima: 16+
Para quem é este workshop?
Qualquer pessoa interessada em exibir e promover trabalhos artísticos na web de forma dinâmica!
O que esperar deste workshop?
Aprender novas formas de desenvolver e exibir práticas artísticas online através do uso de dados abertos.
Para não-developers: aprender o que são dados abertos e como podemos utilizá-los de forma criativa e expressiva;
Para developers: aprender diferentes formas de apresentar trabalhos artísticos com uso de dados abertos, de modo a explorar os potenciais e desafios na sua aplicabilidade web.
Esta é uma ótima oportunidade para esclarecer as suas dúvidas e necessidades atuais com um especialista na área!
Sobre
Rafael Gonçalves é designer, developer, investigador e educador que trabalha na intersecção do design e da computação. A sua prática centra-se na conceção, desenvolvimento e reflexão crítica de websites e artefactos na web. Sob o url, nome de utilizador e estúdio rafaelgoncalves.pt, explora hiper-narrativas, posicionamento de marcas e storytelling interativo.
Palácio das Belas Artes Lisboa (PdBA) é um projeto artístico-curatorial que, através da sua plataforma online, acolhe exposições, palestras públicas, workshops e residências artísticas tanto em Lisboa como a nível internacional.
Esta atividade é parte da programação de 2026 do PdBA Lisboa, Infraestruturas Invisíveis.
Apoio:
MILL – Makers in Little Lisbon
República Portuguesa – Cultura I Direção-Geral das Artes

